[PT] Reunindo a comunidade Orbinauta que fala português!

sorindafabico

New member
Joined
Mar 23, 2011
Messages
1,231
Reaction score
1
Points
0
Location
Porto Alegre
Opa

Só pra avisar que eu não abandonei o projeto de passar os addons para dll, a questão é que me trocaram de turno no trabalho e eu estou com um volume de serviço bem maior e chegando exausto em casa. Vou tentar organizar os horários para seguir adiante.
 

Felipi1205

Spaceflight enthusiast
Addon Developer
Joined
Mar 30, 2010
Messages
798
Reaction score
0
Points
16
Location
Brusque, SC
Claro!
Eu também não tenho trabalhado nos meus projetos pois o programa Iron Hill tem tido muita importância ultimamente, e a escola está me "bombardeando" de trabalhos subitamente!
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Não há qualquer problema em deixar um projeto parado meses. A vida tem outras prioridades. :thumbup:

Mais tarde ou mais cedo o tempo e a vontade vão aparecer.

Pela minha parte, avancei com o Programa Espacial Brasileiro e já há uma beta:
http://www.orbiter-forum.com/showthread.php?t=28745
Para uma primeira release apenas estou a considerar o VLS-1 e o VLM-1. As cargas são minisatelites de 200 e 100kg. O SARA e o VS40 ficaram de fora, claro.
 
Last edited:

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Amigos, já está no OH a primeira versão publica do Brazilian Space Program.

Não está perfeito, mas neste momento não tenho vontade para muito mais.

Um dia mais tarde (amanhã, para o mês que vem ou para o ano) quando voltar a ficar motivado faço uma nova versão com mais foguetes (quem sabe com o nosso VS40).
 

sorindafabico

New member
Joined
Mar 23, 2011
Messages
1,231
Reaction score
1
Points
0
Location
Porto Alegre
Novidades!


Comecei a mexer com a DLL do VS40. Como é a minha primeira DLL multiestágio, ainda estou fazendo várias coisas por tentativa e erro, mas já consegui programar (toscamente) uma separação.

Posto um "rascunho" da versão DLL do VS40 assim que refinar mais um pouco a DLL (mas não deixarei prazos desta vez).
 

sorindafabico

New member
Joined
Mar 23, 2011
Messages
1,231
Reaction score
1
Points
0
Location
Porto Alegre
Algum progresso feito com o VS40. Aqui está a versão atual, que precisa de várias melhorias antes de sair no Hangar:

https://rapidshare.com/files/2188312060/VS40 v121030a.zip

Que eu lembro de cabeça, as coisas a fazer são as seguintes:
- Fumaça (a atual está lá só por estar)
- Melhorar a separação do primeiro estágio
- Aerodinâmica
- Guiagem - em princípio, pretendo fazer uma versão ficcional com lançamento 100% vertical, depois desenvolvemos uma realista com a plataforma inclinada

Peço que dêem uma olhada - tenho a impressão de que o foguete está com força em excesso, mas pode ser algo relacionado aos itens TBD. Também não estou muito a par do desempenho dos motores, por enquanto, somente dos valores nominais.


Quanto ao SARA, andei mexendo na configuração do paraquedas, estou tentando acertar alguma função relacionada à pressão dinâmica que deixe a desaceleração realista. Assim que fizer um bom progresso eu posto aqui.

---------- Post added at 02:00 PM ---------- Previous post was at 08:18 AM ----------

Esqueci de especificar no readme que a identificação para attachment é VLS (no mesmo lugar onde se coloca XS pro Shuttle).

Coloco a configuração pros pontos do SARA quando chegar em casa!

---------- Post added at 04:59 PM ---------- Previous post was at 02:00 PM ----------

Aqui está:

Code:
; === Attachment specs ===
BEGIN_ATTACHMENT
P 0 0 -0.9  0 0 -1  0 1 0  VLS
END_ATTACHMENT
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Está com otimo aspeto!:tiphat:

Feedback VS40 (algumas coisas já estão referidas na lista de items a melhorar):
» Gosto da camera no foguete, muito boa ideia.
» A separação precisa de mais velocidade, como está o segundo estágio toca no primeiro.
» A chama do segundo estágio está uns 30cm abaixo do foguete.
» Separação do SARA (ou qualquer outra carga)
» A aerodinamica para já está sólida. Na realidade o foguete deverá ter uma rotação sobre si próprio, para estabilizar. Não existe neste foguete RCS ou qualquer tipo de controlo depois do lançamento! Por isso o mais interessante seria o utilizador poder definir inicialmente o azimute e a altitude da torre de lançamento. Mas concordo que de inicio basta testar o lançamento vertical.

Mas está a progredir bem, e isso nota-se. Vou tentar melhorar as texturas do foguete para que fique melhor na visão da camara. Mas é dificil ter muito detalhe visto de tão perto!
 

sorindafabico

New member
Joined
Mar 23, 2011
Messages
1,231
Reaction score
1
Points
0
Location
Porto Alegre
A chama está com o mesmo "problema" da fumaça: pus valores meio aleatórios e pretendo mexer depois :D

Sobre a separação do SARA, o que precisa melhorar? A do primeiro estágio ainda é bem tosca - ele tende à esquerda quando se separa, tenho que resolver isso.

Quanto ao lançamento, ele não está usando RCS - apesar do som, utilizei um método para aplicar torque usando o motor, como no Shuttle. No cenário de teste o foguete está apontado para o "SARA landing site", só não estou gostando do excesso de pressão que ele sofre até mach 4.
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Na separação, o primeiro estágio tem que se afastar mais e mais rápido para trás.

No lançamento eu reparei que só conseguia baixar o nariz do foguete, e o comportamento/peso/aerodinâmica pareceu-me bem. Talvez um pouco estável de mais :thumbup:.
Inicialmente quando tentei simular o VS40 com multistage.dll, eu notei que a pressão em voo vertical era demais e o foguete ficava instável. Mas se o lançamento fosse feito a menos de 85º o problema desaparecia. Portanto acho que vamos ter que estar o foguete com um perfil de missão real. Eu vou procurar dados sobre missões reais **.

Penso que não deve de existir qualquer controlo depois do lançamento. O comportamento do foguete deve ser totalmente aerodinâmico (tanto quanto eu entendi do que lí). O VLS e o VSM tem esse sistema de "engine gimbal" se não estou em erro, mas este não.

Não é tão engraçado em termos de "jogo" mas em temos de simulação é realista. E aumenta o desafio de controlar a reentrada do Sara. Essa sim poderá ser controlada, variando o ângulo de reentrada.

_____________________________________________________

** performances do VS40

»Valores teóricos
Payload Mass (kg) 500, Apogee (km) 650

»VS-40 PT-01 - "Operação Santa Maria" - 1993
apogeu950 Km, alcance 2680 km, carga 500kg

»VS-40M / SHEFEX II - 2012
apogeu de 260km, alcance 1150km (para o veiculo de reentrada), carga 380kg

»VS-40 SARA
apogeu 350km, alcance 300km (para o veiculo de reentrada), carga 350kg
 
Last edited:

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Relativamente ao SARA, encontrei um esquema detalhado aqui:
http://www.mectron.com.br/sara.asp
sara3.jpg

É o que temos modelado mas é sempre bom ter referencias ao pormenor.

Quanto ao VS40, o mais difícil será determinar o ângulo de lançamento (em relação à vertical)... para referencia vou colocar algumas imagens que encontrei na net. Talvez se consiga uma estimativa "a olho" .

»VS-40M / SHEFEX II - 2012
22jun_vs40m_shefex.jpeg


»Operação Livramento
Foto+4+do+Foguete+VS-40.jpg




Para terminar, este projeto também daria um add-on interessante:
14-X+Montado+sobe+um+Foguete+1.jpg

http://brazilianspace.blogspot.pt/2011/11/conheca-o-vah-veiculo-acelerador.html
http://www.ieav.cta.br/Comunicacao_Social/aviao_14x/14-x.wmv
 
Last edited:

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Estou de volta das texturas do VS40. Optei por recrear a pintura do último lançamento (o SHEFEX II), pois é o unico para o qual há fotos de alta resolução.

Que acham?

121103000819vs4003.jpg


121103000904vs4003.jpg


121103001117vs4003.jpg


121103001140vs4003stage.jpg


Eu gosto. Talvez esteja um pouco escuro, mas o resultado depende um pouco do angulo da luz solar (como se vê nas últimas imagens).
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Ok, fico à espera! :thumbup:

Só uma sugestão para o próximo release: que tal usar o NotesMFD para termos acesso, durante a simulação, à informação sobre as teclas e comandos do foguete?
Eu nunca usei, mas penso que é relativamente simples, basta um TXT.

Eu só descobri que o VS40 mostrava informações quando se carrega a tecla K por puro acaso :facepalm:!
 

sorindafabico

New member
Joined
Mar 23, 2011
Messages
1,231
Reaction score
1
Points
0
Location
Porto Alegre
Eu pus as teclas no readme (K pra informações, J para a separação da carga). O notes é uma possibilidade interessante enquanto não houver uma documentação detalhada, mas não para a versão final - quanto menos addons requeridos, melhor!
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Depende um pouco dos habitos de cada um. Eu normalmente corro o Orbiter em ecrã completo para ter uma maior sensação de imersão na simulação.
Estar a fazer ALT-TAB para ler a documentação quebra a magia.

A solução do "notes" é usada nos add-os do Espaço 1999 e eu gosto do funcionamento. É só uma sugestão.
 

sorindafabico

New member
Joined
Mar 23, 2011
Messages
1,231
Reaction score
1
Points
0
Location
Porto Alegre
Progresso no VS40. Já considero a versão atual em fase beta.

Melhorias:

» Separação do primeiro estágio melhorada
» Câmera do segundo estágio melhor posicionada
» Posição da chama do segundo estágio melhorada

Coisas a fazer:

» Melhorar a chama do primeiro estágio.
» Conservação do estado do foguete ao salvar cenário (opcional)
» Guiagem (versão de lançamento vertical)

Link da versão 121111b:

http://www.4shared.com/zip/pZrDE9bT/VS40_v121111b.html


PS: o arquivo S40TM.dll (pasta "Modules") não é mais necessário e pode ser deletado!

PS2: os comandos estão no readme.txt
 
Top