[PT] Reunindo a comunidade Orbinauta que fala português!

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
E eu assim que puder vou partilhar com voces a torre + VS40 em multistage + payload SARA .dll. Tenho tudo montado e funciona razoavelmente bem.

Julgo que assim que o SARA estiver voavel teremos então uma "beta" com condições para ser disponibilizada no Orbiter Hangar. Depois fazemos um update com a programação em .dll próprio. Que acham ?
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Juntei tudo o tenho e a ultima versão do SARA neste RAR:

http://www.4shared.com/rar/8znJStBK/programa_espacial_brasileiro.html

Algumas meshes e texturas podem estar a mais (duplicados, versões redundantes, etc) mas é assim que tenho o VS40, VLS e VLM (versão antiga) a funcionar na minha instalação do Orbiter.
Também inclui o stage e spacecraft.dll para que não falte nada (normalmente não coloco estes ficheiros porque variam de versão para versão do Orbiter).

Fiquem também com um video do VS40 - Shefex 2:

O foguete é lindo...
 

sorindafabico

New member
Joined
Mar 23, 2011
Messages
1,231
Reaction score
1
Points
0
Location
Porto Alegre
Estou mexendo nos paraquedas, já testei a redução de velocidade. Os próximos passos são aperfeiçoar a performance deles e unificar as animações dos três grupos num comando só.
 

Felipi1205

Spaceflight enthusiast
Addon Developer
Joined
Mar 30, 2010
Messages
798
Reaction score
0
Points
16
Location
Brusque, SC
Eu estou criando o adaptador do meu foguete inicial. Ele deveria mandar naves não-tripuladas para a baixa órbita terrestre e para uma órbita geoestácionária? Assim eu posso criar algumas naves simples que tenho na cabeça...
 

Felipi1205

Spaceflight enthusiast
Addon Developer
Joined
Mar 30, 2010
Messages
798
Reaction score
0
Points
16
Location
Brusque, SC
Outro. Aquele foguete sobre o qual postei anteriormente. Como modelar o Fairing (não sei a tradução exata...) é demorado, usei o Fairing do foguete Neptune-1, que se encaixa bem com o modelo.
 

sorindafabico

New member
Joined
Mar 23, 2011
Messages
1,231
Reaction score
1
Points
0
Location
Porto Alegre
Bem, a performance do foguete pode ser a que vc quiser, desde que não fique desproporcional com a mesh (não sei se é sobre isso que vc falou).
 

Felipi1205

Spaceflight enthusiast
Addon Developer
Joined
Mar 30, 2010
Messages
798
Reaction score
0
Points
16
Location
Brusque, SC
Mais ou menos isso... Estava falando qual tipo seria adequado para um foguete de pequeno porte...
 

sorindafabico

New member
Joined
Mar 23, 2011
Messages
1,231
Reaction score
1
Points
0
Location
Porto Alegre
De pequeno porte é só pra LEO. Quais são as dimensões que vc pretende usar na mesh (pra comparar com foguetes reais e ter uma noção de proporcionalidade entre tamanho e capacidade)?
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Fairing penso que é a coifa em "pt-br".

Em "pt-pt" será carenagem mas nunca vi isso escrito relativamente a um foguete.


Atenção aos foguetes grandes. Se a aceleração for muito grande o atrito será imenso! O próprio Orbiter coloca as chamas da reentrada durante o lançamento.
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Modelei o VLM-1, segundo o projeto atual. O esquema de cores parece mesmo ser esse. Falta texturar, mas para já tem um optimo aspeto.

vlm13d.jpg


vlm13d2.jpg


Ainda vou ter que investigar um pouco mais sobre o sistema de controlo deste foguete. Em principio existe um sistema de RCS entre o segundo estágio e a carga, mas os esquemas que tenho visto não são muito claros.
Quanto às texturas, para já vou seguir a foto aqui: http://brazilianspace.blogspot.pt/2012/05/esclarecido-realmente-e-o-mock-up-do.html
 
Last edited:

sorindafabico

New member
Joined
Mar 23, 2011
Messages
1,231
Reaction score
1
Points
0
Location
Porto Alegre
Peço desculpas por não ter conseguido cumprir a meta que eu mesmo havia estipulado, mas não tive tempo hábil de terminar o SARA antes das férias.

Falta unificar as animações, aperfeiçoar o arrasto do paraquedas e melhorar a modelagem aerodinâmica.

Esse é o estado atual do módulo, que eu classificaria como "alfa". Na volta das férias eu quero terminar a programação e aí botar o programa a todo vapor.
 

Attachments

  • SARA 0.6.28.zip
    46.2 KB · Views: 6

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Vá de férias tranquilo :thumbup: ! Eu também vou estar de férias a partir do fim do mês.
Em principio no final de Agosto já terei tudo modelado, incluindo um microsatelite para lançarmos com o VLM-1.

Assim que puder vou testar a nova versão do SARA. :tiphat:

---------- Post added 3rd Jul 2012 at 10:09 ---------- Previous post was 2nd Jul 2012 at 10:15 ----------

Ora já testei a nova versão do Sara. :cheers:


Funciona corretamente e os paraquedas parecem-me bem, em termos de aerodinamica.

Mas quanto à nave em sí, é como se não tivesse atrito. Consigo reentrar com a nave em qualquer atitude, sem a atmosfera a faça assumir a direção do menor atrito.

Penso que parte da questão estará no centro de gravidade. Tem que ficar um pouco mais para a frente, na direção do nariz.

Mas bom trabalho, o comportamento está estável e integra bem com os foguetes em multistage. :thumbup:

---------- Post added at 22:08 ---------- Previous post was at 10:09 ----------

E aqui temos o VLM-1 já texturado e a funcionar no Orbiter.

120703220753vlm1.jpg
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Amigos, modelei um minisatelite para lançar com o VLM (e não só).
Será configurado com 100kg de peso.
A arquitetura é bastante simples, mas modelei alguns sistemas basicos: camara, sensor de horizonte, controlo de atitude, paineis solares, comunicações. Se mais tarde existir uma versão programada, otimo, mas para já vai ser uma implementação simples em sc3.

minisat.jpg
 

Felipi1205

Spaceflight enthusiast
Addon Developer
Joined
Mar 30, 2010
Messages
798
Reaction score
0
Points
16
Location
Brusque, SC
Logo logo minhas férias acabam (que chato... :( ) e então irei exportar meu foguete, criar texturas e mandá-las para você Arthur, para fazer os códigos. Nem mesmo o SC3 ou Multistage2 é fácil para mim :p...
 
Top