[PT] Reunindo a comunidade Orbinauta que fala português!

sorindafabico

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Por aqui, o paraquedas do SARA está melhor programado. Já é capaz de fazer splashdown a 10 m/s, mas ainda preciso mexer em outras coisas.
 

4throck

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Neste momento o CLA está com este aspeto:






O próximo passo é adicionar vegetação. Não é fácil, mas é essencial para dar realismo!

Na versão anterior do add-on do programa espacial brasileiro eram adicionadas duas bases (uma para a base de lançamento e outra para a pista).

Na nova versão vou tentar usar apenas a base de Alcântara que prepararei para o meu add-on de bases default, conjugada com estas meshs.
 

4throck

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Em principio não, porque é modelação lowpoly. As texturas dão uma sensação de muito detalhe, mas a geometria continua bastante básica. Por exemplo, a estrutura metálica das torres é texturada, não são polígonos individuais ;-)
 

4throck

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Bom, a exportação das torres com texturas estava dar problemas, pelo que decidi voltar atras e modelar com detalhe geométrico!

Em termos de performance, não noto problemas.

Fica aqui uma imagem dos meus testes ao novo CLA já no Orbiter. Estou a usar o cliente DirectX9.



Envio também uma teste do VS40 com normal maps. Fica extermamente realista!
 

4throck

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Só para partilhar os últimos avanços relativos ao modelo do VLS.



Refiz as texturas do primeiro estágio e para os superiores estou a usar as do VS40.
Está muito bem encaminhado e acompanha bem o novo CLA.




O próximo passo será detalhar os estágios superiores e coifa do VLS para depois voltar ao SARA.
Isto se entretanto não começar outros projetos :hmm: como já aconteceu (ainda tenho aqui umas bases para acabar...)
 

4throck

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Estou a seguir as fotos de referencia do "renovado". (http://www.aeb.gov.br/wp-content/uploads/2012/12/Revista-EB.pdf)E há diferenças, nomeadamente ao nivel do suporte dos foguetes do primeiro estágio. Mantive o esquema de pintura azul celeste. Penso que a pintura branca das fotos significa que é apenas um mockup para testes estáticos.

Este "novo" VLS parece-me muito mais robusto. Sinceramente penso que tem uma boa probabilidade de funcionar na realidade. :thumbup:
Como sabem o VLS faz parte da minha juventude. Era presença regular na revista "Super-Interessante" que eu costumava ler. No início dos anos 90 não existia versão portuguesa, por isso era vendida cá a brasileira :).


O próprio CLA também está diferente. Agora existe o que me parece ser uma Gaiola de Faraday. Nota-se nas fotos como uma especie de uma rede montada entre as torres laterais à plataforma de lançamento. Faz sentido para evitar descargas eletricas.
 

4throck

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Amigos, podem ver aqui a nova versão do VLS, já a funcionar no Orbiter. Ainda faltam os normalmaps, que fazem a diferença em termos de realismo.
Relativamente à versão anterior está muitissimo melhor :thumbup:

http://orbiterspaceport.blogspot.pt/2013/03/final-model-of-vls-rocket.html


O CLA não tem evoluido mais em termos de modelação. Tenho que arranjar uma boa solução para a vegetação... É essencial, basta olhar para as fotos para ver isso.:hmm:
 

4throck

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Só para dizer que a nova mesh do VLS-1 já esta terminada.
Consegui corrigir o piloto automático de modo a obter a rotação do último estagio! Agora sim, todas as fases do voo estão simuladas!

Já comecei a parametrizar o VLS-Alfa, com alguns dados que foram tornados públicos relativamente ao motor de combustível liquido. :thumbup:

Gostava de preparar um release e de incluir o VS-40 + SARA (suborbital e orbital)...

sorindafabico, há hipótese de uma beta para os tempos mais próximos (mas sem pressa, ainda vou voltar ao CLA)?
A última que testei estava no bom caminho :cheers:
 

sorindafabico

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Estou quebrando a cabeça para programar o paraquedas do SARA (e com pouco tempo, comecei minha segunda graduação semana passada). Não garanto nada, mas posso tentar resolver a questão.

Com o paraquedas configurado decentemente eu acho que dá pra lançar em beta.
 

4throck

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Entretanto, o CLA vai andando. Já tenho uma solução razoavel para a vegetação. Espero que fique bem no Orbiter depois de exportar a mesh:





Acho que as arvores estão muito densas...
Já andei a pesquisar na Wikipedia sobre o "Cerrado" a olhar para fotos, mas mesmo assim para mim não é facil ter a noção da vegetação da zona.
É que eu só conheço vegetação da Europa e do Mediterrâneo! :)
 
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sorindafabico

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Tá ficando excelente!

Não sei se o cerrado é o tipo de vegetação mais apropriado - o CLA fica no litoral, onde o cerrado não é presente.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vegetação_do_Brasil

[ame="http://pt.wikipedia.org/wiki/Mata_dos_Cocais"]Mata dos cocais – Wikipédia, a enciclopédia livre[/ame] - formação típica do estado do Maranhão, mas não sei se abrange a área do CLA.
 

4throck

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Obrigado pela informação! A minha formação académica é mesmo Geografia, por isso gosto sempre de aprender sobre estes assuntos.:thumbup:

Entretanto a exportação do CLA para o Orbiter está a correr bem. Mas ainda há pormenores a corrigir....
 
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Felipi1205

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Voltei! Tive problemas com o HD, mas vou resolver logo. Está incrível 4throck! A vegetação de lá deve lembrar um pouco a Amazônia, já que o Maranhão está incluído na Amazônia legal. Deve ser bem semelhante à vegetação da Mata Atlântica que cerca a minha cidade. As texturas da vegetação parecem corretas, apesar da confusão...
 

4throck

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Optei por deixar as árvores como estão, e apenas ajustar as cores e transparência para integrar com os tiles de terreno por defeito. Está quase :thumbup:
 

4throck

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Amigos, partilho com vocês a primeira Beta do "Brazilian Space Program" v2

Tem as novas meshs e texturas (que já conhecem) e a guiagem melhorada com o rolamento do ultimo estágio do VLS / VLM. No entanto as orbitas conseguidas não estão muito perfeitas. Ainda vou tentar ajustar isso.
O VLS-Alfa ainda está muito "crú" para poder ser incluido...

http://www.4shared.com/rar/KLs--cI7/Brazilian_Space_Program2.html

Ao contrário da primeira versão, esta não acrescenta uma nova base de Alcântara para além da default do Orbiter. Devem ser apagadas todas as outras (alcantara_cla e base_de_alcantara).
 
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4throck

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sorindafabico, estive a aprender a programar em LUA e consegui avançar bastante no "meu" VS-40 com base em multistage. Não que o seu não seja bom, mas achei por bem aprender a fazer por mim. :)

O codigo que escrevi imprime rotação ao foguete, proporcional à pressão dinâmica do ar. É uma rotação ligeira mas corresponde à realidade (à falta de valores exatos).

Também faz outra coisa muito importante, que é inclinar e subir o foguete, para que seja lançado a ~88º e fique "montado" na torre de lançamento!

Aqui vai o codigo (com algumas linhas redundantes).
Code:
v1 = vessel.get_interface('VS-40')
v2 = vessel.get_interface('Torre_VS40')
hv = oapi.get_objhandle('VS-40')
hp = oapi.get_objhandle('Torre_VS40')

v1:set_adcmode(0)
mode=RCSMODE.OFF 
v1:set_rcsmode(mode)

 pt1,pt2,pt3 = v1:get_touchdownpoints()



note = oapi.create_annotation()
note:set_pos (0.3,0.05,0.9,0.95)
note:set_colour ({r=1,g=1,b=1})

note2 = oapi.create_annotation()
note2:set_pos (0.1,0.5,0.2,1)
note2:set_colour ({r=1,g=1,b=1})


pt1.z=-18
v1:set_touchdownpoints(pt1,pt2,pt3)
pt1,pt2,pt3 = v1:get_touchdownpoints()


i = 1
while i  <= 5 do

av = v1:get_angvel()
p = v1:get_dynpressure()
pav=p/100000*.01
b= vec.set(0.0,0.0,pav)
av=vec.add(av,b)
v1:set_angvel(av)

--note2:set_text (p )
proc.wait_sysdt(.01)
end

O codigo em LUA é muito potente, pois pode ser corrido sobre qualquer nave! Não testei com o seu VS-40, mas deve funcionar sem qualquer problema.

Assim que possivel, partilho aqui o ZIP completo.
 
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