[PT] Reunindo a comunidade Orbinauta que fala português!

Felipi1205

Spaceflight enthusiast
Addon Developer
Joined
Mar 30, 2010
Messages
798
Reaction score
0
Points
16
Location
Brusque, SC
Você pode criar um objeto 3d e transformar em uma nave para usar uma torre apenas em seu cenário. Você também pode criar uma seção na .cfg da base, ou mesmo criar uma base separada. Estes são os três métodos possíveis. 4throck usou a segunda opção pelo visto, já que os objetos 3d tem cada um uma seção na .cfg da base de Alcântara (nas duas...).
 

Gabriel 74

New member
Joined
Jun 25, 2011
Messages
58
Reaction score
0
Points
0
Location
Santiago-RS
Ok, não entendi muita coisa ali em cima:) (não sou um gênio nessa área:lol:)
estive pensando em fazer o seguinte:
-criar os modelos;
-coloca-los todos reunidos em um só e formar a base;
-e, aqui vem o problema, colocar estes modelos na base no jogo.
Descobrindo como fazer o último, a base fica pronta.:tiphat:
Obrigado desde já

---------- Post added 05-21-12 at 12:42 AM ---------- Previous post was 05-20-12 at 09:41 PM ----------

Também tenho uma outra pequena questão:
como eu coloco os chamados "beacons"(as luzes que ficam piscando no dgiv...)
estou criando um modelo que vai usá-lo.
E, como fazer um modelo com luz (ex.: a UMMU 2.0 Demo)
Obrigado!
 

sorindafabico

New member
Joined
Mar 23, 2011
Messages
1,231
Reaction score
1
Points
0
Location
Porto Alegre
Progresso na área de produção de módulos!

Consegui "montar" uma nave simples baseada em DLL. Isso significa que, desenvolvendo corretamente, poderemos fazer veículos totalmente customizados. Ou seja, os veículos do programa espacial lusófono.

Fiz um modelo tosco para ter uma referência visual. Não pretendo lançar no Hangar (esse é só pra aprendizado mesmo), mas, se alguém quiser fazer uma textura, fique à vontade.

test_lander.png


Se possível, baixem pra ver se está funcionando corretamente nos PCs de vocês. Programei só o básico por enquanto (combustível, motores principal/hover, RCS). Mais além vou adicionar textura dos propelentes saindo dos motores e uma porta de acoplagem, e estudar a API de UMMU e UCGO para inserir capacidade de tripulação e carga.
 

Attachments

  • test_lander.zip
    111.1 KB · Views: 0
Last edited:

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Para colocar objetos em bases, basta:

- modelar o objeto
- exportar o modelo para o formato do Orbiter (.msh para a geometria e .dds para as texturas)
- indicar a mesh no .cfg da base

Se os objetos forem modelados com dimensões reais em metros e não ocorrer nenhum problema de exportação ou conversão de formatos, as dimensões no Orbiter serão as reais. Para ajustar a posição pode ser usado o Orbiter Base Maker.
 

Gabriel 74

New member
Joined
Jun 25, 2011
Messages
58
Reaction score
0
Points
0
Location
Santiago-RS
Pelo amor de Deus!
Existe algum outro programa para criar bases além do Orbiter Base Marker?
As texturas não são de boa qualidade, por isso eu fui editá-las, eu podia ajeitar as pistas de pouso o quanto fosse para ficar no lugar certo, mas não fazia diferença nenhuma, parecia que as texturas "acompanhavam" elas.
Obrigado desde já e, se tiver outros me diga os nomes POR FAVOR!!!

OU...
Se tiver como importar as texturas do computador pra o programa ficaria bem mais fácil. Se da, como?
 
Last edited:

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
O Orbiter Base Maker so funciona com os objetos default do Orbiter. As texturas são também as default. A vantagem é poderes ter dezenas de bases em que o simulador demore uma eternidade a carregar. Digamos que se sacrifica a qualidade ao desempenho. Mas é o mais rapido e simples de usar sem duvida.

A outra opção será modelar em 3D todos os objetos da base, fazendo uma mesh+texturas. Para isto podes usar qualquer programa de modelação 3D, desde que exporte para 3Ds (o mais facil de converter para .msh do Orbiter). Demora é muito tempo...

Para colocar a mesh na superficie do planeta há duas opções: chamar a msh do .cfg da base (como escrevi anteriormente) ou chamar no .scn como uma nave (sem motor claro).
 

Gabriel 74

New member
Joined
Jun 25, 2011
Messages
58
Reaction score
0
Points
0
Location
Santiago-RS
olá :hello:
hoje estou aqui para fazer 2 perguntas sobre o 3ds max. uma delas é como exportar as texturas dos modelos abertos nele para o orbiter e, quando vou usar a opção export, o ele não abre e eu não consigo exportar o modelo em formato .msh (não é o do programa, é aquele do max script...), será que eu tenho que configurar ele? (só a opção export que não funciona corretamente, a opção import funciona bem)
obs.: o meu 3ds max é o 9 e, é versão mais ou menos completa (comprei um mas pelo visto é pirata!), está registrado e funcionando, 32bit e o meu pc é windows 7.
Obrigado desde já! :tiphat:
 
Last edited:

Felipi1205

Spaceflight enthusiast
Addon Developer
Joined
Mar 30, 2010
Messages
798
Reaction score
0
Points
16
Location
Brusque, SC
Não sei. Às vezes é erro do próprio modelo, quando abre uma janela com muitos textos...
 

Gabriel 74

New member
Joined
Jun 25, 2011
Messages
58
Reaction score
0
Points
0
Location
Santiago-RS
estranho!
vou tentar mais algumas vezes :tiphat:

---------- Post added at 07:01 PM ---------- Previous post was at 05:53 PM ----------

Descobri meu erro!!!
agora consigo exportar os modelos para .msh!!!
bom, agora só falta descobrir como exportar as texturas para o orbiter, poderia me dizer como?
obrigado!
 
Last edited:

Felipi1205

Spaceflight enthusiast
Addon Developer
Joined
Mar 30, 2010
Messages
798
Reaction score
0
Points
16
Location
Brusque, SC
Use um programa que salva arquivos .dds... Eu uso o DXTBmp, suporta bmp, dds, tga, entre outros...
 

sorindafabico

New member
Joined
Mar 23, 2011
Messages
1,231
Reaction score
1
Points
0
Location
Porto Alegre
Pra salvar .dds também tem o Paint.NET, que me parece um "Photoshop Lite", e um plugin do Photoshop (mas não tenho referências muito boas desse plugin).


======


Acho que seria interessante dar um passo adiante no programa lusófono. Indo pelo começo, fazendo foguetes lançadores. Teríamos uma base perfeita pra isso no programa Cruzeiro do Sul:

http://www.iae.cta.br/?action=cruzeirodosul

PCS_Completo.jpg


Se eu não estou equivocado, o Epsilon tem mais ou menos a mesma capacidade do Falcon 9, já seria suficiente pra lançar cápsulas pra LEO.

Nesse caso, o Brasil "ficaria responsável" pelos foguetes (por ter o projeto e, principalmente, a base de Alcântara). Outros países "construiriam" as cápsulas, estações, etc.

Eu posso ficar responsável por programar os módulos. Quem tiver mais paciência com modelagem e texturas (Felipi? Gabriel? 4thRock?) ficaria com essas funções, se houver interesse. :)
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Assim que puder vou partilhar com vocês a minha versão do VS40 e VLS.
A base está feita e os foguetes estão modelados, só a guiagem é que é mais difícil para mim.

Como já tinha referido anteriormente, o VS40 irá lançar o SARA. Era interessante programar um .dll para o SARA suborbital, pois é uma pequena cápsula de recolha de dados, sem sistemas complexos.
Digamos que seria interessante para um primeiro projeto (sorindafabico talvez ;-) ? ).

Para o SARA orbital já precisaríamos do VLS.
No VLS o mais complicado é o 4º estágio, que tem rotação própria para estabilizar a carga. Tenho tentado simular isto com stage.dll mas não está fácil.

De qualquer modo isto não seria o programa lusófono, seria o brasileiro, mas não me importo nada de participar.

Quanto aos restantes foguetes do Cruzeiro do Sul, sim, não me importo de modelar!
Em termos de carga serão modestos, mas era interessante lançar um satélite geoestacionário lusófono... Faria todo o sentido tendo em conta as bases disponíveis. Ainda mais interessante seria programar algum tipo de transmissão da dados entre esse satélite, as bases e uma cápsula...
 
Last edited:

sorindafabico

New member
Joined
Mar 23, 2011
Messages
1,231
Reaction score
1
Points
0
Location
Porto Alegre
Como já tinha referido anteriormente, o VS40 irá lançar o SARA. Era interessante programar um .dll para o SARA suborbital, pois é uma pequena cápsula de recolha de dados, sem sistemas complexos.
Digamos que seria interessante para um primeiro projeto (sorindafabico talvez ;-) ? ).
Estou disponível :)

Onde posso buscar referências?

---------- Post added at 11:37 AM ---------- Previous post was at 11:34 AM ----------

Quanto ao VLS, o Cruzeiro do Sul ALFA é o VLS redesenhado, com um segundo estágio de combustível líquido e o primeiro estágio + boosters do projeto original (pelo menos é o que me parece pelas imagens e pela descrição - os demais teriam três estágios).
 
Last edited:

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Amigo, pode encontrar informações sobre o SARA aqui:

http://www.defesabr.com/blog/index....oratorio-espacial-e-fara-testes-hipersonicos/

http://www.iae.cta.br/?action=sara

http://brazilianspace.blogspot.pt/2010/06/eletronica-do-sara-suborbital-e-testada.html

http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Atps-Fisica-Sara-Etapa-1/94163.html

A Wikipedia também está relativamente atualizada:
http://en.wikipedia.org/wiki/VLS-1

Penso que não há para já detalhes mais concretos.
A ideia com que fico é que os principais objetivos do projeto são desenvolver o sistema de controlo da atitude da nave (RCS). No fundo, será manter a orientação retrograda para poder utilizar o "motor de indução de reentrada". É claro que o Orbiter já faz isto por default (retrograde) mas programado será outra coisa :).
Provavelmente a sequencia de reentrada é automática, começando numa dada hora. Talvez o SARA possa receber comandos APENAS quando sobrevoar a base de Alcântara. Isso seria interessante mas é apenas uma ideia.

Sim, o Cruzeiro do Sul ALFA é o VLS redesenhado. No entanto, continua programado um voo de teste de VLS "tradicional". E este VLS é uma evolução do VS40, com reutilização de motores e estágios.
Eu vou modelar os elementos em falta para o ALFA, mas penso que seria interessante simular todas as versões.

---------- Post added at 21:59 ---------- Previous post was at 14:22 ----------

Então aqui vai o que tenho do VS40, VLS1 e SARA.

http://www.4shared.com/rar/cLUSLuiZ/vs40_sara_orbiter.html

Se faltar algum ficheiro é só pedir :thumbup: ! Eu não testei, apenas copiei o que tinha aqui na minha instalação do Orbiter...

Em termos de meshs ainda queria terminar o SARA (falta o paraquedas, motor, RCS).
Penso que a guiagem do VS40 está razoável mas também ainda consigo fazer melhor (as separações, posição do exaust, etc, etc)

De qualquer modo, acho que dará para começar a programar.
O VLS1 não está a 100% como disse anteriormente mas já podem ficar com uma ideia.
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Ok, eu ainda vou tentar melhorar o VLS, porque as meshs não estão bem centradas.
Elas tem coordenadas relativas à origem do foguete (nível do solo), pelo que quando se dá a separação dos estágios o centro de massa fica deslocado.
No VS40 não é problemático, porque o foguete é pequeno.

Quanto ao Sara, se for necessário mexer na mesh, é só pedir. Depende um pouco da programação do paraquedas, por exemplo. Penso que pode ser implementado por animação (nesse caso tem que estar na mesh) ou fazendo aparecer uma mesh nova...

Alguma ideia relativamente à recuperação? Um avião? Helicóptero? Navio?
Também seria interessante programar algo do genero. Eu posso modelar, seria um desafio!
 

sorindafabico

New member
Joined
Mar 23, 2011
Messages
1,231
Reaction score
1
Points
0
Location
Porto Alegre
Pensei num barco tipo o ummurescue, acho que um helicóptero tá além da minha capacidade por enquanto.

Quanto ao centro de massa, pode-se programar a mudança dele quando se tira um estágio. Vou usar o MeshWizard antes pra dar uma olhada.
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
"com amerissagem na água a 100 km da cidade de Parnaíba (PI), de onde será coordenada a operação de resgate. Esta operação contará com um avião patrulha para a localização da plataforma no mar. Após a localização, serão acionados dois helicópteros que levarão a equipe de resgate até o ponto de impacto e organizarão o transporte da plataforma até Parnaíba. De lá, após a retirada dos experimentos, a plataforma será transportada de volta para Alcântara."

Se eu fizer apenas modelação talvez seja possível.... Penso que em sc3.dll se consegue simular um helicóptero ou um avião de forma razoável.

Mas vamos por partes :thumbup:

sorindafabico, veja então o que acha do VS40 Sara suborbital.
- Vamos manter os foguetes em multistage.dll ou vamos passar tudo para .dll próprio?
- Será apenas a carga (para já o SARA) a ter .dll próprio (talvez mais simples) ?
- se sim posso concentrar-me apenas na modelação :) ?
 

sorindafabico

New member
Joined
Mar 23, 2011
Messages
1,231
Reaction score
1
Points
0
Location
Porto Alegre
Podemos fazer tudo em .DLL (até o helicóptero, depois de pensar um pouco no assunto me dei conta de que não é difícil fazê-lo, ele pode ser programado como uma nave espacial com a interface modificada para funcionar como um helicóptero).

Dei uma olhada no SARA, e é bem interessante. Os cenários não abriram (o orbiter.log acusou erro com multistage, não sei o que é), então fiz um módulo bem básico pra ele - ainda não configurei a parte atmosférica nem qualquer tipo de animação, mas ele já "funciona" no simulador.

Acho que não há necessidade de usar multistage (nem spacecraft2/3). Ainda não programei foguetes (só naves SSTO), mas compreendo a programação necessária. O VS40 será minha cobaia nisso. Ou seja, você pode se concentrar na modelação :)

Tive pouco tempo hoje, o que deu para fazer foi só a DLL básica do SARA. Mais adiante vou terminá-lo e começar a mexer com o VS40.

Querendo dar uma olhada, o SARA em DLL está aqui:
 

Attachments

  • SARA.zip
    44.3 KB · Views: 2

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Obrigado. Vou então avançar com a modelação do "Cruseiro do Sul".

Assim que puder vou ver o SARA (mil obrigados), mas agora está na hora do jogo de Portugal... e ver a seleção é um dever patriótico :cheers: !
 
Top