[PT] Reunindo a comunidade Orbinauta que fala português!

Felipi1205

Spaceflight enthusiast
Addon Developer
Joined
Mar 30, 2010
Messages
798
Reaction score
0
Points
16
Location
Brusque, SC
Eu estou criando foguetes "baseados" no Cruzeiro do Sul, mas em escala maior. Já criei o primeiro estágio do primeiro foguete, fiquei 30 minutos modelando só para criar o motor! Mas tenho que dizer que está INCRÍVEL! Logo postarei mais imagens...
 

sorindafabico

New member
Joined
Mar 23, 2011
Messages
1,231
Reaction score
1
Points
0
Location
Porto Alegre
Sobre o SARA: os paraquedas estão modelados? Em caso afirmativo, quais os grupos do modelo? (não consegui identificar)

Achei que seria possível usar o modo atmosférico default do orbiter, mas simulei uma reentrada do SARA a partir de 350km de altitude com alcance de 500km (o alcance real é 300km) e a desaceleração passou de 20G :blink:

Imagino que isso não esteja correto. Se a carga de desaceleração for menor, vou adicionar um pouco de sustentação (lift) ao modelo. Quanto à modelagem atmosférica, 4throck, os valores que você colocou na configuração da versão sc3 funcionam bem ou eu posso modificar à vontade?
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Já testei a versão .dll e nada a apontar, funciona corretamente! (e sim, Portugal ganhou à Dinamarca, estou todo contente! :tiphat:)

Os paraquedas não estão modelados. Aqui preciso de alguma ajuda. O paraquedas vai sair da traseira do SARA, certo?
Então o disco que está no chão nessa foto será a traseira do veiculo?

Ensaio+do+Subsistema+de+Recupera%C3%A7%C3%A3o+do+SARA+-+1.jpg


O Subsistema de Recuperação é composto por quatro pára-quedas: uma aba piloto, um pára-quedas de arrasto e dois pára-quedas principais.

Então serão 4 paraquedas. Eu vou modelar tudo aberto, penso que assim será mais facil para depois animar (bastará fazer um scale).


Estes serão os dois paraquedas principais, certo?
Projeto+SARA+8.jpg

SARA+Suborbital+1.jpg



E aqui a tal aba piloto e paraquedas de arrasto?
Projeto+SARA+9.jpg



Também está a faltar o motor principal (nunca vi nenhuma foto) e o sistema de RCS (está texturado mas gostaria de o melhorar). Eu vou então fazer uma nova mesh, mas como sempre não prometo datas!

Também não tenho dados concretos sobre os parâmetros aerodinâmicos. Copiei os valores de outra cápsula e já nem me lembro de qual :).
Portanto pode modificar. Eu estou contente com os "meus" valores porque ao lançar o VS40 a cápsula reentra perto do local indicado... mas lá está, faltam os paraquedas por exemplo. Por isso divirta-se com os números :tiphat: !

---------- Post added at 23:31 ---------- Previous post was at 23:10 ----------

Já testei a versão .dll e nada a apontar, funciona corretamente! (e sim, Portugal ganhou à Dinamarca, estou todo contente! :tiphat:)

Os paraquedas não estão modelados. Também está a faltar o motor principal (nunca vi nenhuma foto) e o sistema de RCS (está texturado mas gostaria de o melhorar). Eu vou então fazer uma nova mesh, mas como sempre não prometo datas!

Também não tenho dados concretos sobre os parâmetros aerodinâmicos. Copiei os valores de outra cápsula e já nem me lembro de qual :).
Portanto pode modificar. Eu estou contente com os "meus" valores porque ao lançar o VS40 a cápsula reentra perto do local indicado... mas lá está, faltam os paraquedas por exemplo. Por isso divirta-se com os números :tiphat: !
 
Last edited:

sorindafabico

New member
Joined
Mar 23, 2011
Messages
1,231
Reaction score
1
Points
0
Location
Porto Alegre
O disco não parece ter 1m de diâmetro, acho que é pequeno para ser do SARA, mas a "tampa", digamos assim deve ser nesse estilo.

Em princípio os paraquedas podem ser modelados abertos. Se houver algum problema eu tento modificar no MeshWizard (mas creio que não será necessário).

Mesmo estranhando a desaceleração de 20G eu vou brincar um pouco com os parâmetros aerodinâmicos. Se sobrar tempo, começo a mexer no VS40.


Felipi: quando puder, poste o que já tiver modelado!
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Talvez essa tampa seja a parte central da traseira do Sara. Nesse caso não teria um motor para "desorbitar" mas sim vários, dispostos em circulo à volta dessa tampa.

Quanto ao perfil da missão, a única informação que tenho está nesta imagem:
sarajc.jpg

O comportamento do VS40 também está descrito.

São tempos, distancia e altitude, parece-me suficiente para pelo menos se conseguir uma aproximação ao comportamento real.

Reparei que tenho que modelar a pequena torre do VS40... e que o foguete é lançado já com um determinado ângulo face à vertical. Isto pode ser programado?
 
Last edited:

sorindafabico

New member
Joined
Mar 23, 2011
Messages
1,231
Reaction score
1
Points
0
Location
Porto Alegre
Sim, pode ser programado. Tenho que descobrir como, mas não deve ser algo complicado.

Quanto aos motores para deorbitar, vc está se referindo à versão orbital, certo? Imagino que a suborbital só tenha sistemas de atitude.

---------- Post added at 04:20 PM ---------- Previous post was at 04:18 PM ----------

Outra coisa: eu vi na imagem que ele entra na atmosfera "de barriga" em vez de entrar como uma bala. É assim mesmo?
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Pelo que li também me parece que a versão sub-orbital não terá motor, só RCS. No entanto gostava de deixar a mesh já pronta, por isso vou colocar uma pequena abertura no meio da tampa traseira do Sara.

Bem visto. Olhando bem também me parece que a atitude de reentrada é de barriga digamos.
Será o tal lift ? Centro de gravidade? No entanto, a proteção térmica está na parte da frente.
Penso que a ilustração será uma aproximação. A cápsula deve manter a tal atitude de barriga no inicio da reentrada. Depois o atrito com o ar vai certamente fazer com que seja o nariz a apontar para a frente (sim, tipo bala).

Vou pesquisar sobre uma capsula indiana bastante semelhante a esta. Talvez ajude a perceber estes detalhes.
 

sorindafabico

New member
Joined
Mar 23, 2011
Messages
1,231
Reaction score
1
Points
0
Location
Porto Alegre
Em princípio, vou modelar a parte atmosférica para reentrada com AOA = 0 (tipo "bala"), já que o escudo está só na ponta. Se acharmos informação em contrário eu altero a configuração :)

Só ainda acho estranho a desaceleração chegar a 23G. Talvez eu esteja acostumado demais com cápsulas tripuladas e ângulos de re-entrada pequenos...
 

sorindafabico

New member
Joined
Mar 23, 2011
Messages
1,231
Reaction score
1
Points
0
Location
Porto Alegre
Pelo tempo entre a re-entrada e a abertura do para-quedas, a desaceleração parece ser mais suave. O ponto é que a parábola que o SARA suborbital faz não permite um ângulo de re-entrada pequeno, então não descarto uma desaceleração alta na versão suborbital. Não tive tempo de ontem pra hoje, mas vou fazer testes.


Já pela orientação na reentrada, me parece que ele entra como uma bala mesmo :)
 

Gabriel 74

New member
Joined
Jun 25, 2011
Messages
58
Reaction score
0
Points
0
Location
Santiago-RS
Olá novamente :hello:
Já tenho um modelo pronto, as texturas prontas e exportadas para formato dds.
aqui a imagem deles:
"grappler"
grapplerv.jpg

"UCOCargoInflatableCoupler"
couplere.jpg

"UCOCargoInflatableCouplerBox"
couplerbox.jpg

Todas as vezes que eu coloquei as texturas e exportei o modelo (as texturas foram copiadas em formato dds e da própria pasta dos modelos ucgo mas, as texturas nunca aparecem.
como eu coloco as texturas, para que elas funcionem perfeitamente?
Obrigado
 

Felipi1205

Spaceflight enthusiast
Addon Developer
Joined
Mar 30, 2010
Messages
798
Reaction score
0
Points
16
Location
Brusque, SC
olhe no arquivo .msh. Você tem que colocar no diretório correto. Se você simplesmente exportou o modelo, tem que colocar na pasta Textures. Se você editar, você pode colocar em outra pasta...
 

Gabriel 74

New member
Joined
Jun 25, 2011
Messages
58
Reaction score
0
Points
0
Location
Santiago-RS
ok, mas eu já tenho o modelo no formato .msh e na pasta já (ele já está funcionando) e, as texturas estão em formato .dds, também na pasta certa:
modelo .msh:
Orbiter2010/Meshes/UniversalCars
textura .dds:
Orbiter2010/Textures2/UniversalCars
já está tudo pronto, só não consigo fazer as texturas aparecerem.
poderia me dizer passo-a-passo como fazer isso?
Obrigado desde já.
 

Felipi1205

Spaceflight enthusiast
Addon Developer
Joined
Mar 30, 2010
Messages
798
Reaction score
0
Points
16
Location
Brusque, SC
NÃO! Eu digo dentro do arquivo .msh, nas ultimas linhas, tem as texturas e o diretório correspondente. O local do arquivo .msh não muda ABSOLUTAMENTE NADA! Vamos dar um exemplo básico: o Delta Glider. No fim do arquivo .msh, se você abrir com o Bloco de Notas, vai estar assim:
Code:
TEXTURES 10
DG\DGMK4_4.dds
DG\DGMK4_1.dds
DG\DGMK4_2.dds
DG\DGMK4_3.dds
DG\IDPANEL1.dds
DG\DGPILOT1.dds
DG\PSNGR2.dds
DG\PSNGR1.dds
DG\PSNGR3.dds
DG\PSNGR4.dds
Isso diz que as texturas estão na pasta texture, no Diretório DG/;
Então não importa o que você faça com o arquivo em si, mas com o "conteúdo" dele! Tem que mudar o arquivo .msh para mudar o diretório, ele não muda automaticamente.
 

Gabriel 74

New member
Joined
Jun 25, 2011
Messages
58
Reaction score
0
Points
0
Location
Santiago-RS
ok, entendi agora!
e deu certo!
veja uma imagem aqui do modelo pronto:
couplermodule.png

caso não saiba o que é isso pesquise por "MoonBase Alpha no Steam" que você entenderá!
bom, até a próxima! :tiphat:
 

sorindafabico

New member
Joined
Mar 23, 2011
Messages
1,231
Reaction score
1
Points
0
Location
Porto Alegre
Pequena atualização do SARA:

- Pus um piloto automático e desabilitei os controles de navegação padrão. Na verdade, o piloto automático, por enquanto, é nada mais que o "prograde" do Orbiter - mais tarde pretendo fazer algo mais refinado. O modo manual permite uso do teclado numérico.

- Montei um cenário para teste com o SARA no apogeu (~400 km).

- O status do piloto automático fica salvo no cenário - para modificar, basta alterar o valor de AUTOPILOT no arquivo .SCN (0 ou 1).

- Tecle "P" para ligar/desligar o piloto automático.
 

Attachments

  • SARA.zip
    55 KB · Views: 2
Last edited:

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
O .dll funciona corretamente!

Estou a terminar o modelo do sara com RCS, motor de "desorbitagem" e paraquedas.

clipboard01un.jpg


Assim que conseguir resolver o problema das transparencias (usadas para simular os cabos que prendem os paraquedas) partilho aqui a mesh.

Como combinado, estou a modelar com todos os paraquedas abertos.

Quanto ao RCS, como não tenho dados concretos, vou supor a situação mais simples: 3 grupos de rcs dispostos à volta da base do cilindro do SARA, cada qual com 4 jatos, apontando nas 4 direções. Para o motor principal, optei por 3 orificios na traseira do SARA...

---------- Post added at 17:35 ---------- Previous post was at 16:12 ----------

clipboard01lj.jpg


Ora já está resolvida a transparência.

Aqui está a mesh, penso que a orientação terá que ser rodada a 90º para respeitar a convenção do Orbiter. Se for preciso eu alterar, é só pedir.
Qualquer coisa cá estou!
http://www.4shared.com/file/62syyNLF/vs40_sara3.html
Só pedia para que as meshs ficassem em pastas próprias e não na raiz da pasta mesh. Eu tinha a mesh do SARA na pasta do VS40, podemos passar para uma uma pasta SARA, por exemplo.


Próximo passo: a pequena torre de lançamento do VS40!
 
Last edited:

Felipi1205

Spaceflight enthusiast
Addon Developer
Joined
Mar 30, 2010
Messages
798
Reaction score
0
Points
16
Location
Brusque, SC
Aqui está o primeiro estágio do foguete em que eu estou trabalhando. Eu preciso de um coder também, Arthur, você pode me ajudar quando eu acabá-lo? Falta de conhecimento em códigos foi o motivo das paradas na MGS, Galileo e Cygnus... Então, preciso de ajuda MESMO!
picture.php
 

4throck

Enthusiast !
Joined
Jun 19, 2008
Messages
3,502
Reaction score
1,008
Points
153
Location
Lisbon
Website
orbiterspaceport.blogspot.com
Gosto, boa modelação.

Entretanto, já comecei o modelo da torre do VS40. É bastante simples mas julgo que chega. Quando levar as texturas das estruturas metálicas deve ficar bastante bem.

torrevs40.jpg


O VS40 é colocado do lado direito, e depois a torre gira para dar o azimute pretendido. O braço (tipo grua) dará a elevação pretendida. Isto claro, se existir programação. Pela minha parte a mesh final irá ter o azimute e inclinação para o VS40 SARA.
 

sorindafabico

New member
Joined
Mar 23, 2011
Messages
1,231
Reaction score
1
Points
0
Location
Porto Alegre
Belo trabalho!

Vou mexer nas animações do SARA a partir de amanhã

Felipi: estou disponível!

---------- Post added at 06:15 PM ---------- Previous post was at 12:27 AM ----------

4throck: é possível dizer de forma rápida quais os grupos de cada paraquedas? (ou os grupos estão embaralhados?) Não estou conseguindo identificar todos no meshwizard.
 
Top