Orbiter-Forum  

Go Back   Orbiter-Forum > Far Side of the Moon > International Forum
Register Blogs Orbinauts List Social Groups FAQ Projects Mark Forums Read

International Forum ALL threads posted in a language other than English should be posted here, from Orbiter threads to off-topic threads. Make sure you use a prefix for all new threads with an abbreviation of the language posted! See International Forum Rules inside.

Reply

Thread Tools
Old 02-14-2012, 07:42 PM   #31
4throck
Enthusiast !

4throck's Avatar

Quote:
Originally Posted by sorindafabico View Post
 ... as texturas não aparecem ...

Fora que ele fica "deitado" no jogo (uso cfg file bem simples, baseado em velcro rockets, só pra teste mesmo). Alguém tem uma luz?
É preciso editar manualmente o ficheiro .msh e verificar o caminho para as texturas. Normalmente é "textures\nome_do_meu_foguete\" e o formato é .dds.

A orientação pode ser ajustada por rotação no MeshWizard. A escala também pode precisar de ajustes.
4throck is offline   Reply With Quote
Old 02-14-2012, 07:42 PM   #32
Felipi1205
Spaceflight enthusiast

Felipi1205's Avatar

O problema é que você esta usando o Hi-res KSC, ele modifica a localização do Cabo Canaveral também, então não tem muito o que fazer além de mudar a posição de cada objeto pelo scenario editor....
Já o hatch, acho que ele vem aberto pelo cenario de lançamento para os astronautas entrarem, e tem que achar o botão pra fechar. Eu penso que no checklist deve ter o botão para fechar a cabine.
E sorindafabico, esse erro de rotação é normal. Tente rodar o módulo quando você ainda ta no Anim8or, facilita muito! E as texturas é que vocêtem que converter, colocar no anim8or, depois converter de volta pro .dds e exportar o arquivo em .3ds...
Felipi1205 is offline   Reply With Quote
Thanked by:
Old 02-16-2012, 05:38 PM   #33
sorindafabico
Orbinaut

sorindafabico's Avatar

Valeu pela ajuda! Vou tentar até o fds.
sorindafabico is offline   Reply With Quote
Thanked by:
Old 02-23-2012, 02:35 PM   #34
Gabriel 74
Orbinaut

Gabriel 74's Avatar

Olá, sou eu novamente!
Bom, minha questão de hoje é: tem como exportar os modelos de um programa chamado SketchUp para o orbiter?
Os modelos exportados no sketchup são no formato COLLADA .dae, tem algum conversor de qualquer programa que transforme o arquivo .dae em .msh?
Bom espero que me ajudem! Pois com esse programa eu já tenho mais experiencia.
Desde já, Obrigado.
Gabriel 74 is offline   Reply With Quote
Old 02-24-2012, 04:59 PM   #35
Felipi1205
Spaceflight enthusiast

Felipi1205's Avatar

Não sei, acho que tem um no orbithangar, mas não tenho certeza de nada...
Thanked by:
Old 02-25-2012, 12:08 AM   #36
4throck
Enthusiast !

4throck's Avatar

Amigos, terminei os tiles para o CLA. Consegui um bom resultado sem utilizar diretamente as imagens do Google. A superfície foi recriada utilizando diversas texturas livres .

Então temos o Centro de Lançamento de Alcântara quase completo, com a plataforma do VLS e a pista da base aérea.

Agora só falta acabar a parametrização do VS-40 e do VLS em sc3 e multistage para poder disponibilizar uma primeira versão.
Depois vou precisar de ajuda para criar um ficheiro de guiagem para o lançamento do VLS ;-) .
Se alguém se quiser divertir com o SARA também há o que fazer: falta acertar o centro de gravidade, RCS, paraquedas e aerodinâmica, etc, etc.

Eu criei a pista para a base poder ser utilizada pelo Deltaglider, por exemplo. Se alguém quiser criar uns cenários futuristas, também os poderemos fazer incluir no addon final.

Last edited by 4throck; 02-25-2012 at 12:19 AM.
Thanked by:
Old 02-25-2012, 12:43 PM   #37
Felipi1205
Spaceflight enthusiast

Felipi1205's Avatar

Ótimo!
Old 02-27-2012, 11:50 AM   #38
4throck
Enthusiast !

4throck's Avatar

O principal problema continua a ser a guiagem do VLS. Eu tenho dois documentos completamente contraditórios relativamente a tempos, altitude, velocidade, etc.
Aliás, nem sequer coincidem bem com o tempo de queima de cada estágio.

A maior dificuldade reside na implementação da orientação correta no lançamento, pois o VLS não tem capacidade de rotação sobre si próprio. É um foguete muito curioso de facto.
Ele não roda, apenas "aponta" numa determinada direção através do direcionamento da queima dos foguetes auxiliares do primeiro estagio. E isto é difícil de simular através do stage.dll .

Depois, o primeiro estágio só entra em ignição cerca de 40 segundos depois do inicio do voo, numa altura em que os auxiliares ainda estão a funcionar em pleno... e o terceiro estágio só arranca cerca de 240 segundos depois de separado do segundo.
Portanto existe um período longo de voo balístico...
Aliás, só o terceiro estagio é que parece ter RCS, pois este vai imprimir rotação à carga antes do impulso final para entrada em orbita.

Resumindo, o perfil de lançamento não é nada convencional!
Thanked by:
Old 02-27-2012, 07:52 PM   #39
Felipi1205
Spaceflight enthusiast

Felipi1205's Avatar

Interessante. Até que foi um bom trabalho da AEB o VLS....
Old 02-28-2012, 12:03 AM   #40
4throck
Enthusiast !

4throck's Avatar

Os diagramas são estes:

As características do perfil de voo são basicamente idênticas, mas os restantes dados não coincidem. A primeira imagem parece-me mais fiável e mais moderna (provavelmente já revista depois do falhanço dos primeiros voos).

O VLS é um foguete muitíssimo interessante e bastante inovador.

O projeto SARA também tem muito para dar. Parece-me perfeitamente exequível em termos de meios e custos.
Ao contrário de outras iniciativas do género, o prototipo existe

Last edited by 4throck; 02-28-2012 at 12:12 AM.
Thanked by:
Old 02-28-2012, 04:49 PM   #41
Gabriel 74
Orbinaut

Gabriel 74's Avatar

Olá mais uma vez.
Hoje estou aqui para aprender como criar uma base, terrestre ou lunar (a lunar tem algumas que eu pretendo fazer pressurizada para os "ummus", onde e como posso fazer isso?).
Também estive pensando em fazer um programa para o orbiter, o Orbiter Multiplayer. Ele já existe, mas não é bem como se espera, tem que fazer mais coisas para poder entrar ou criar um server do que jogar.
Quem estiver interessado, posso falar de algumas idéias que eu tive para este programa.
É só isso hoje. A e também baixei um programa chamado Orbiter Base Maker Beta, que eu não consegui instalar alguém ai sabe como usá-lo e instalá-lo?
Desde já Obrigado mais uma vez!

(Também vi o projeto ali em cima! Ta ficando muito legal!)

Lembrei de uma coisa agora, tem como fazer com que o modelo detecte colisões? quer dizer tipo, se caiu ele quebra em vários pedaços, fazer a parte interna de um módulo de 2 andares e colocar um elevador que o "ummu" entra, o que eu quero dizer é: tem como ele ir para o 2º piso sem cair de lá? não atravessar o chão pra ser mais exato.
Acho que é só isso por enquanto.

Last edited by Gabriel 74; 02-29-2012 at 01:35 AM.
Thanked by:
Old 02-29-2012, 10:47 AM   #42
4throck
Enthusiast !

4throck's Avatar

Tenho usado o Orbiter Base Maker e a lógica de funcionamento é a seguinte:

» criar uma nova base, dar um titulo e escolher a localização no mapa
» adicionar tiles (so download até nivel 4, limitado a imagens livres Landsat)
» adicionar objetos como runways, blocks, hangar
» exportar para a pasta de trabalho do programa
» exportar para o Orbiter

Utilizei este programa para localizar a pista da base Alcântara (aerodromo militar) e facilita bastante.

Para instalar é só fazer o download, correr o programa e indicar as pastas.

Quanto às bases com suporte para UMMU, a melhor que conheço é a Moonbase Alpha (do Espaço 1999). Foram implementados muitos truques de código para permitir o transporte entre locais da base e a utilização de elevadores para descer as naves para hangares!

Quanto a colisões, são um lacuna do Orbiter. Não existem colisões e a superficie está sempre à cota zero. A não ser que seja programado e adaptado um .dll especifico, tipo mesh land ou Orulex....

Já agora, tenho aproveitado a pista de Alcântara para uns voos suborbitais entre o Brasil, Cabo Verde e Portugal. Penso que com algumas bases simples mas fieis à realidade e umas skins poderíamos fazer um addon de turismo espacial em língua portuguesa.

A ideia seria:
» utilizar aeroportos existentes, fazendo uma base para cada um, com pelo menos um PAD e uma pista. As bases devem representar a situação real dos aeroportos em termos de configuração, orientação e comprimento das pistas.
» criar repaints para veículos existentes (DG, XR2, etc). Sugiro companhias de aviação da cada pais (turismo), forças aéreas (missões de socorro) ou instituições cientificas (missões de estudo). (já agora Gabriel, gosto muito desse DGIV Brasileiro)

Para já é apenas uma ideia. Eu tenho praticamente pronta a base de Alcantara, e estou a desenvolver a base de Cabo Verde e a de Beja (Portugal). Se alguém quiser participar, é só dizer qualquer coisa para evitar duplicação de esforços. Só para terem uma ideia dos paises possiveis http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunid...gua_Portuguesa

Last edited by 4throck; 02-29-2012 at 10:49 AM.
Thanked by:
Old 02-29-2012, 07:37 PM   #43
Gabriel 74
Orbinaut

Gabriel 74's Avatar

Se você quiser, Posso criar as skins para as espaçonaves, só me dizer as companhias aéreas do brasil, portugal, estados unidos, entre outros países.
O que me diz?
Quanto ao programa Orbiter Base Maker, o que eu baixei estava no orbit hangar só para saber a origem dele, quando eu instalo, não sei em que pasta instalar ou se tem que instalar na que ele cria quando instala, mas o que importa é que eu não consigo abri-lo.
Como corrijo isso?

Last edited by Gabriel 74; 02-29-2012 at 07:50 PM.
Thanked by:
Old 02-29-2012, 07:46 PM   #44
Felipi1205
Spaceflight enthusiast

Felipi1205's Avatar

Legal! E só um aviso, meu computador voltou! Retomando o projeto de uma agência espacial virtual brasileira, começando (obviamente) pelo Cygnus e pela sua família. Mas antes tenho que reinstalar todos os programas que eu vou usar (Photoshop, 3ds Max e Corel Draw)...
Thanked by:
Old 02-29-2012, 07:58 PM   #45
Gabriel 74
Orbinaut

Gabriel 74's Avatar

Por falar em 3ds max, você baixa ele e crakeia ou compra a versão completa?
(Tentei instalar um aqui mas não deu muito certo!)

"Quanto a colisões, são um lacuna do Orbiter. Não existem colisões e a superficie está sempre à cota zero. A não ser que seja programado e adaptado um .dll especifico, tipo mesh land ou Orulex...."

Não Entendi muito bem tem como me explicar?

Last edited by Gabriel 74; 02-29-2012 at 10:48 PM.
Reply

Orbiter-Forum > Far Side of the Moon > International Forum

Thread Tools

Posting Rules
BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off